O USO DO TBL (TEAM BASED LEARNING) NA ROTINA DA DISCIPLINA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

  • Giulliano Caixeta Serpa
  • Bruno Francisco Carvalho de Lacerda
  • Gilzele Nascimento Melazo Ribeiro
  • Helder Fernandes de Oliveira
  • Mônica Misaé Endo
Palavras-chave: Team based learning. Educação nas profissões de saúde. Experiências no aprendizado.

Resumo

O processo ensino aprendizagem passa constantemente por mudanças e evoluções, em que o professor deixa de ser um simples transmissor de conhecimento e passa a ser um mediador, que estimula o acadêmico a discussão, auxiliando-o a buscar o conhecimento de forma autônoma que também passa a perceber que é detentor de conhecimento e que sua experiência pessoal é de grande valia para sua formação intelectual e pessoal. Uma das metodologias ativas que foi incorporada na disciplina de endodontia, do curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis, foi o TBL (Team Based Learning), ou aprendizagem baseada em equipes, que é uma estratégia de ensino colaborativa aplicada em grupos. No primeiro dia de aula, durante a leitura do plano de ensino, o acadêmico é avisado sobre essa metodologia ativa e sobre os princípios que serão utilizados para sua utilização, que são o respeito da capacidade intelectual de cada grupo e individuo, que eles são responsáveis pelo aprendizado prévio em equipe, e que deve haver o feedback imediato sobre o tema abordado. Também é explicado que o TBL, será utilizado para compor uma parte da nota da verificação de aprendizagem ao qual o assunto é referente. Após essas explicações e quando todas as dúvidas forem sanadas, a metodologia é aplicada da seguinte forma: Uma semana antes da data prevista para a aplicação do TBL, o tema é distribuído ao acadêmico que é também incentivado a buscar em outras formas, como busca de artigos ou reportagens sobre esse determinado assunto. No dia da metodologia, é realizado então um teste de múltipla escolha de forma individual. Após a aplicação deste teste, ele é refeito, desta vez em equipes, para que todos cheguem a uma resposta comum, através da discussão e transmissão de conhecimento de todos. O professor deve ter nesse momento, o papel de mediador, estimulando, muitas vezes as dúvidas dos acadêmicos, incitando assim a busca e discussão pelo conhecimento. Após isso é feito uma avaliação de todas as repostas, sempre retomando o conteúdo dos aspectos mais deficientes. ou que geraram mais dúvidas aos acadêmicos. Com isso atividade de ensino aprendizagem, é realizada de forma dinâmica e interessante ao aluno que começa a desenvolver o senso critico e a capacidade de argumentação. Após a utilização do TBL, a média de satisfação dos acadêmicos sobre a disciplina de endodontia aumentou de maneira considerável, caracterizando o sucesso dessa metodologia, que agora é aplicada regularmente.

Publicado
2019-01-10
Seção
XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia