A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Bárbara Vale
  • Ester Isaac
  • Gleisiane Guideroli
  • Núbia Gonçalves Da Paixão Enetério
  • Paula Letícia Assunção
Palavras-chave: inclusão. formação profissional. educação superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral conhecer as possibilidades de inserção do psicólogo no campo da inclusão educacional e institucional, a fim de atender as diversas demandas sociais e clínicas. Para tal, especificamente, almeja-se descrever as possibilidades de promoção de vivência e de construção de saberes, competências e habilidades nas diferentes demandas de inclusão de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e identificar a possibilidade de inserção de acadêmicos de Psicologia no referido contexto. A metodologia adota uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, usando-se como procedimentos técnicos, a pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados indicam eminente relevância na inserção dos acadêmicos de psicologia no contexto de inclusão educacional. Conclui-se que há limitações encontradas na prática do trabalho inclusivo para determinados tipos de deficiência, principalmente no âmbito governamental e que, por outro lado, a proposta de um laboratório de Psicologia para inclusão efetivamente contribui para a formação acadêmica para futura atuação profissional.

Referências

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Publicado
2019-01-11