A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM PACIENTE COM ANOREXIA E BULIMIA NERVOSAS

  • Aline Barbosa
  • Hávylla Lima
  • Núbia Gonçalves da Paixão Eneterio
Palavras-chave: anorexia e bulimia. dinâmica familiar. transtornos alimentares.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a influência que os estudos sobre os transtornos alimentares anorexia e bulimia nervosas tem dentro da psicologia. Pois assim, identificar a influência dos estudos sobre os transtornos alimentares anorexia e bulimia nervosas e então realizar o levantamento do número de pesquisas na qual é abordado o tema de 2014 a 2018. O método para uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, usando-se como procedimentos técnicos, para o levantamento bibliográfico. Os resultados aponta que o papel da psicologia tem que entender o contexto familiar que os pacientes de anorexia e bulimia nervosa estão inseridos e que tenha um resultado relevante no tratamento. Concluindo assim que há uma escassez de pesquisas recentes sobre o assunto, e que as pesquisas existentes têm como foco a dinâmica familiar dos pacientes.

Referências

American Psychiatric Association. (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th.ed. Washington: 2013. DSM-IV-TRTM - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.

APPOLINÁRIO, J. C.; CLAUDINO, A. M. Transtornos alimentares. Rev. Brasileira de Psiquiatria, 22 (Supl. 2), 28-31. 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OMS. CID-10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10a rev, vol.2 São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

FERNANDES, H. M. Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.

GIORDANI, R. C. F. Uma autoimagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica. Psicologia & Sociedade, 18 (2), 81-88. 2006.

LEONIDAS, C.; SANTOS, M. A. Relacionamentos Afetivo-Familiares em Mulheres com Anorexia e Bulimia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31 (2), 181-191. 2015

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Bueno. Porto Alegre, RS: Artmed. 2006.

SOUZA, A. C. et al. Atitudes em relação ao corpo e à alimentação de pacientes com anorexia e bulimia nervosa. Jornal. Bras. Psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 63, n. 1, p. 1-7,
mar. 2014. Disponível em: . Acesso em 27 set. 2018.
Publicado
2019-01-11