O PAPEL DO PSICÓLOGO NA RESSOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

  • Cynthia Marques Ferraz Maia
  • Ana Kelly Silva
  • Lucas Oliveira
Palavras-chave: Adolescência; Infração; ECA; Adolescente em conflito com a lei.

Resumo

A adolescência é uma fase de descobertas, caracterizada por mudanças e conflitos, na qual o adolescente tem inúmeras incertezas e vários questionamentos. Fase em que o jovem deixa o mundo infantil e começa a adentrar no mundo adulto. Durante esse processo o adolescente está em formação física e moral, desde o nascimento até a fase adulta, em mutação dinâmica, diária e contínua. Nesta fase, as relações se tornam prioridade para o adolescente que deseja ser aceito e se sentir amado. Para tais fins, muitas vezes o adolescente se insere no mundo da criminalidade. A partir de tais dados, nos dias atuais um problema vivenciado por nosso país é em relação a evitar a reincidência do adolescente em conflito com a lei, principalmente após de ter cumprido medida socioeducativa. O presente estudo aponta o papel do psicólogo na vivência dessas crianças, adolescentes e seus familiares, para possam desenvolver satisfatoriamente o papel de ressocialização, promovendo ao adolescente uma nova chance de inserção à sociedade e prevenindo sua reincidência no mundo do crime.

Referências

COSTA, Cláudia; ASSIS, Simone. Fatores Protetivos a Adolescente em Conflito com a Lei no Contexto Socioeducativo. Psicologia e Sociedade. 2006.

GALLO, Alex; WILLIAMS, Lúcia. Adolescentes em Conflito com a Lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo. 2005.

SANTOS, Dayane; FEDEGER, Andréia. O Terapeuta Ocupacional no Processo de Ressocialização de Adolescentes em Conflito com a Lei em Período de Liberdade: transformação através da ocupação. São Paulo: Rev. Ter. Ocup. 2008.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Brasília: Planalto. 1990.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. 1ª ed. Brasília. 2006.

FRANCISCHINI, Rosângela; CAMPOS, Herculano. Adolescentes em Conflito com a Lei e Medidas Socioeducativas: Limites e (im)possibilidades. Porto Alegre: Psico. 2005.

BERGER, Kathleen. O Desenvolvimento da Pessoa da Infância à Adolescência. Rio de Janeiro: LTC. 2003.
Publicado
2019-01-11