LUBRIFICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

  • Helio de Souza Queiroz Centro Unicersitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Daniela de Paula Morais Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Pedro Muniz da Cunha Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Vitória Alves Feitosa Universidade Estadual de Goiás - UEG
Palavras-chave: lubrificantes, Sistemas de lubrificação, Máquinas e equipamentos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar um procedimento de orientação quanto a importância do uso de óleos e graxas lubrificantes em máquinas e equipamentos da área agrícola. Estes equipamentos possuem um grande número de componentes e elementos com superfícies em constante movimento, com presença de atrito, aquecimento e desgaste. A lubrificação tem com finalidade, principalmente, otimizar a vida útil de peças em situações onde: há componentes que trabalham em elevadas temperaturas, há presença de corrosão, onde há possibilidade de formação de resíduos e sedimentos, ocorre excesso de atrito e geração de calor. As principais características estudadas caracterizando os lubrificantes e graxas foram viscosidade, densidade, temperatura de trabalho e os aditivos. Os estudos mostraram a grande relevância do planejamento e execução dos processos de lubrificação, respeitando a frequência de troca, o tipo de lubrificante indicado para cada equipamento e as técnica de aplicação, incluindo equipamentos manuais, automáticos e centrais de lubrificação.

Referências

SANTOS, Edeilton Arruda dos; SOARES, Hugo Souza; SILVA, Marcos Roberto da, ROCHA, Amauri Ferreira. Cultivar Máquinas. Uso correto dos óleos lubrificantes para máquinas agrícolas. 2018. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/uso-correto. Acesso em 10/09/2018.
ANSCHAU, Jones. Dissertação. Proposta de um método de gestão de lubrificação industrial para indústrias de alimentos. 2017.
STACHOWIAK, G. W.; BATCHELOR, A. W. Engineering Tribology. 3rd ed. Amsterdam; Boston: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.
Publicado
2019-01-04
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias