IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DE SOLDAGENS

  • Leonardo de Oliveira Borges
  • Amanda Prager dos Santos
  • Helio de Souza Queiroz Centro Unicersitário de Anápolis - UniEvangélica
Palavras-chave: Redução de atrito, Vida útil de componentes, Componentes rotativos

Resumo

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a importância dos processos de soldagem. A união de peças através destes processos industriais apresenta destaque na fabricação de peças metálicas. A soldagem também pode ser utilizada para recuperação de peças desgastadas, para aplicação de revestimentos com características especiais sobre superfícies metálicas e também para corte. A simplicidade operacional é um dos fatores que faz com que a soldagem seja um sucesso, no entanto não pode se esquecer da modificação microestrutural que esse processo pode causar no material. Abrangendo, em geral, a aplicação de uma elevada densidade de energia em um pequeno volume do material, levando a alterações estruturais e de propriedades importantes dentro e próximo da região da solda. A falta de conhecimento ou a simples desconsideração das implicações desta característica fundamental pode resultar em problemas inesperados e, em alguns casos, graves, que poderiam facilmente ser evitados. Problemas que podem refletir tanto em atrasos na fabricação ou em aumento de gastos inesperados, perdas materiais e de vidas quando o problema é levado às suas últimas consequências. Além de aspectos metalúrgicos, a engenharia de soldagem envolve conhecimentos em diferentes áreas como a física, química, eletricidade e eletrônica, mecânica, higiene e segurança do trabalho. Neste trabalho foi estudado os principais processos de soldagem, destacando as técnicas TIG, MIG/MAG e Eletrodo Revestido. Os estudos mostraram que a escolha correta do tipo de soldagem, dos insumos, parâmetros de máquinas e da habilidade do operador são de extrema importância e pode definir o sucesso ou não do resultado final do componente ou estrutura soldada.

Referências

ALIER BEARING. 2018. Catálogos de Fabricantes. SKF, FAG, NSK, TIMKEN, INA, NTN, IKO, NACHI. Disponível em http://www.bearing-a.com/. Acessado em Setembro/2018.
NSK. 2018. Catálogo Rolamentos; Motion & Control, NSK Brasil LTDA. São Paulo.
ROBERT, Skeirik - “Innovative Digital Technique for Detection of Bearing Faults on Critical and Slow Speed Machines”. 3º Congresso de Gerenciamento de Manutenção Preditiva- Belo Horizonte
NORTON, R. L., “Projeto de Máquinas”, 2013, 4ª Edição, Bookman;
COLLINS, J. A., “Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas”, 2008, 1ª Edição, LTC;
SHIGLEY, J. E., “Elementos de Máquinas”, 1981, Vol. 1 e 2, 3ª Edição, McGraw-Hill Book Company;
MELCONIAN, S. “Elementos de Máquinas”. 9º Edição, Érica. 2010.
Publicado
2019-01-21
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias