LUBRIFICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL

  • Daniela de Paula Morais
  • Pedro Muniz da Cunha
  • Vitória Alves Feitosa
  • Helio de Souza Queiroz Universidade Estadual de Goiás - UEG
Palavras-chave: Metrologia, Engenharia Agrícola, Produtividade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar um procedimento de orientação quanto a importância do uso de óleos e graxas lubrificantes em máquinas e equipamentos da área agrícola. Estes equipamentos possuem um grande número de componentes e elementos com superfícies em constante movimento, com presença de atrito, aquecimento e desgaste. A lubrificação tem com finalidade, principalmente, otimizar a vida útil de peças em situações onde: há componentes que trabalham em elevadas temperaturas, há presença de corrosão, onde há possibilidade de formação de resíduos e sedimentos, ocorre excesso de atrito e geração de calor. As principais características estudadas caracterizando os lubrificantes e graxas foram viscosidade, densidade, temperatura de trabalho e os aditivos. Os estudos mostraram a grande relevância do planejamento e execução dos processos de lubrificação, respeitando a frequência de troca, o tipo de lubrificante indicado para cada equipamento e as técnica de aplicação, incluindo equipamentos manuais, automáticos e centrais de lubrificação.

Referências

ALBERTAZZI, Armando; SOUSA, André R. de. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Barueri, SP: Manole, 2008.
BERNARDI, Alberto Carlos de Campos [et al.]. Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
VIM 2012. Vocabulário Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais de termos associados. Duque de Caxias, RJ: INMETRO, 2012.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agricultura de precisão. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Brasília: Mapa/ACS, 2013.
Publicado
2019-01-21
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias