RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Jose Lucas Rodrigues Centro universitário de Anápolis
  • João Vitor Pureza Silva
  • Reinaldo Francisco Pereira Junior

Resumo

O crescimento populacional, o desenvolvimento de novas técnicas construtivas e o processo de urbanização, tem gerado elevadas quantidades de resíduos na construção civil, resíduos esse que são descartados de forma irregular em locais clandestinos. Grande parte desse material poderia ser reaproveitado na execução de outras obras, gerando economia, redução nos impactos ambientais, além de dar à empresa uma imagem eco-friendly, fortalecendo sua marca no mercado.

O desafio da construção civil é de conciliar os processos construtivos com o desenvolvimento consciente. Nesse cenário, precisamos cada vez mais adotar medidas sustentáveis, focadas no tratamento, reciclagem e reutilização de resíduos.

Os resíduos destinados para o reaproveitamento passam por um processo de trituração. Após triturados, esses resíduos são classificados de acordo com seu tamanho e após isso, podem ser comercializados como matéria prima secundária. Essa matéria prima pode ser usada na fabricação de produtos como blocos de cimento, tijolos, entre outros.

Publicado
2019-01-22
Seção
LACEC Liga Acadêmica Científica de Engenharia Civil