GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE RIALMA

Resíduos sólidos

  • Anielly Iasmin Nunes Lima
  • Érica de Lima Silva Unievangélica-Campus Ceres
  • Hueverton Cardoso Sousa
Palavras-chave: Meio Ambiente. Degradação. Entulhos.

Resumo

Este artigo tem o intuito de demonstrar a geração de resíduos sólidos provenientes da construção civil, analisando os resíduos de Classe A, que são aqueles que podem ser reutilizados na obra como agregados, e como estes resíduos  tem gerado impacto destrutivo nomeio ambiente ao serem descartados de forma indevida, quando são lançados em aterros e vias públicas sem ser feita a reutilização do mesmo.Os resíduos sólidos ao serem descartados de maneira errônea contribuem para a degradação do meio ambiente e saúde pública. Demonstrar a degradação do meio ambiente na cidade de Rialma-Go, ocasionada pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos da construção civil e o tratamento irrelevante com tais resíduos.Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa. O levantamento de dados para a pesquisa foi realizado através de entrevistas aos profissionais responsáveis pelo descarte dos resíduos sólidos da Prefeitura Municipal de Rialma. As entrevistas foram realizadas com o secretário do Meio Ambiente,secretário de administração, funcionário da secretaria de vigilância sanitária e funcionários da secretaria do Meio Ambiente.Na cidade de Rialma, não há total controle dos resíduos sólidos da construção civil e não há previsão para o processo de reutilização dos mesmos. A metodologia utilizada para gerir os resíduos sólidos, provenientes da construção civil na cidade de Rialma, é feito de maneira ineficiente. Não há controle sobre o descarte dos entulhos gerados na cidade, para que se possa ter uma redução do impacto negativo ambiental, causado por esses  detritos .

Referências

BRASIL, Lei n° 12350, de 20 de Dezembro de 2010. Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
EDELMA;VASCONCELOS .Reaproveitamento de entulhos de concreto na construção de casa populares. Encontro Nacional de Engenharia da produção. Rio de Janeiro, 13 a 16 de outubro de 2008.
GONZAGA, Edielton de Oliveira;MENDES, Osmar. Gerenciamento de resíduos da construção civil e demolição:Estudo de caso da resolução307do CONAMA. Goiânia, Junho de 2008.
Ministério do Meio Ambiente conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA. Resolução nº 307, 5 de Julho de 2002.TEIXEIRA, Rosanne de Araújo. Alternativas do uso sustentável da madeira na construção civil.Especialize.Manaus,2012.
Publicado
2019-01-22
Seção
LACEC Liga Acadêmica Científica de Engenharia Civil