AÇÃO EDUCATIVA SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Palavras-chave:
Reanimação Cardiopulmonar;, Suporte Básico de Vida;, Doenças Cardiovasculares;Resumo
O Brasil apresenta um novo cenário epidemiológico, caracterizado pela alta prevalência de doenças cardiovasculares. Dessa forma, intervenções relacionadas à promoção da saúde e a prevenção e controle das doenças cardiovasculares têm recebido grande importância. Por conseguinte, alunos do curso de medicina desenvolveram um projeto extensionista dirigido à comunidade. Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos alunos durante um projeto de educação e saúde desenvolvido em Anápolis, onde foi realizada uma ação educativa sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Para o desenvolvimento da oficina sobre suporte básico de vida foi proposto um método ativo e dinâmico com a utilização de manequim simulador. E a partir dos conhecimentos prévios dos participantes, os alunos de medicina realizaram discussões de casos de emergência, a fim de aprimorar as habilidades do público em reconhecer situações de emergência cardiorrespiratória, com treinamento prático de manobras de RCP e o acionamento do serviço de emergência. Desse modo, a ação educativa, de caráter participativo, teve como finalidade aprimorar as habilidades do público em reconhecer e saber como proceder diante de situações de emergência cardiorrespiratória. A educação é traduzida por uma iniciativa que viabiliza diversas oportunidades do indivíduo estabelecer interações sociais, adquirir habilidades de avaliação crítica e autonomia na tomada de decisões mais acertadas. Assim, a participação ativa da comunidade promoveu estruturar uma discussão eficaz, ampliando o conhecimento dos participantes sobre o assunto, e fornecendo evidências mais acertadas a cerca do serviço de emergência, além de fomentar o conhecimento dos estudantes de medicina.