AÇÃO EDUCATIVA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS

Autores

  • Kaio Emanuel Venancio Corredeira
  • Mikhael Rodrigues Melo
  • João Marcos Ranyere da Silva Rodrigues
  • André Guimarães Araújo
  • Lucas Silva Ribeiro
  • Carina Saori Takahashi Miranda
  • Damaris Hanna Venancio Feitosa

Palavras-chave:

Desenvolvimento;, Criança;, Aconselhamento;

Resumo

Tema: Em 1984, o Ministério da Saúde preconizou cinco eixos básicos para a saúde da criança, no qual a avaliação do crescimento e desenvolvimento está incluída como um desses pilares. Tal eixo é um dos melhores indicadores para se avaliar alimentação, doenças, habitação e saneamento básico, no qual julga condições de vida dela no passado e presente. Objetivos: Realizar a avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças e realizar orientações em relações aos resultados para os responsáveis. Metodologia: Através da Liga da Saúde da Criança e Adolescente da UniEvangélica, foi feito essa ação no Encontro de Ligas Acadêmicas no dia 22 de agosto de 2015, com utilização de gráficos de Curvas de Crescimento padronizadas pela Organização Mundial de Saúde com relação entre idade, altura e peso. Resultados: Foram realizadas várias avaliações com crianças de idades variadas, as quais demonstraram interesse em saber se estavam dentro dos padrões de normalidades. Além disso, foi feito uma avaliação para conhecer as que não apresentavam um bom crescimento e desenvolvimento para saber qual a possível causa e conduta adequada a se realizar. Quando descoberto, era feito um breve aconselhamento e se indicava a procura de um médico especializado para evitar problemas maiores para a criança no futuro, portanto a ação serviu como forma de tentativa de diagnostico precoce de qualquer alteração dentre os parâmetros analisados.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster