ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM APLICADOS AOS PACIENTES ETILISTAS IDOSOS
Palavras-chave:
Teoria Social da Aprendizagem, Alcoolismo, IdosoResumo
INTRODUÇÃO: O etilismo é uma doença grave que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo, afetando o convívio social, a família, o rendimento no trabalho e causando vários danos à saúde. Nos últimos anos houve um aumento significativo do número de idosos, dando início a outra realidade de que a velhice existe, trazendo ao conhecimento de que é uma questão de saúde social. Este trabalho tem a finalidade de analisar a aplicabilidade da Teoria Social da Aprendizagem (TSA) ao paciente etilista idoso no âmbito da saúde, evidenciando a oportunidade que a equipe multiprofissional tem de atuar como educadores no momento da realização do cuidado com o mesmo. HIPÓTESE: Pressupõe que a equipe multiprofissional utilize a TSA no atendimento dos pacientes etilistas idosos melhorando assim a qualidade do serviço e aumentando os índices de recuperação dos pacientes. JUSTIFICATIVA: É perceptível como o conhecimento sobre a TSA é de suma importância e como é essencial o papel da equipe multiprofissional no atendimento desses idosos. OBJETIVOS: Avaliar os aspectos da TSA aplicados aos pacientes etilistas idosos atendidos no CAPS de Ceres-GO, medindo-se os obstáculos na aplicação da teoria e as atividades realizadas no ambiente de atendimento. METODOLOGIA: Será realizada uma pesquisa de campo a partir de caráter descritivo com abordagem quantitativa e corte transversal no CAPS do município de Ceres-GO. Estima-se que a aplicação da TSA contribuirá para o tratamento e recuperação desses pacientes, pois permitirá uma maior atenção por parte da equipe a esses pacientes.