ABORDAGEM DO ERRO MÉDICO NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Erros Médicos;, Geriatria;, Idoso;Resumo
Objetivo: Relatar uma experiência em vídeo, realizada como requisito para aprovação na disciplina de habilidades médicas no 4º período de medicina, cujo enfoque foi dado ao tema “ erro médico” . Metodologia: Foi realizada uma curta metragem de 4 minutos utilizando como método o cinema mudo na perspectiva de evidenciar a falha já na comunicação como primeiro aspecto na relação médico paciente. As gravações ocorreram na cidade de Anápolis sendo divulgadas em seminários e redes sociais promovendo reflexões sobre a negligência especificamente como fator promissor do erro médico e suas consequências na vida dos familiares do paciente e na carreira do próprio médico. Resultados: O vídeo apresentou uma situação comum no cotidiano médico correlacionando quais erros cometidos pelo profissional médico contribuem para o subdiagnóstico de doenças com alta letalidade. O enredo claro e objetivo, atentou-se para uma senhora idosa que após ter um diagnóstico equivocado de aparente dispepsia funcional, veio a óbito por um infarto do miocárdio. Houve análise sucinta por meio de um feedback da paciente e da médica evidenciando quais fatores contribuíram para esse grande erro no diagnóstico.. O trabalho realizado pelos alunos do curso de medicina, ao ressaltar enfaticamente os danos da ocorrência de desvios na conduta durante o exercício da profissão, contribuiu significativamente para o aprimoramento da relação médicopaciente e da comunicação entre médicos, pacientes e familiares, além de incentivo ao correto preenchimento dos registros médicos.