A PRÁTICA DA HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Janaína Aparecida Sousa
  • Núria Bernardo Leite

Palavras-chave:

Humanização, Urgência, Emergência

Resumo

A prática da humanização nos serviços de saúde seja no atendimento aos usuários, seja no processo de trabalho dos profissionais, é discutida permanentemente. A humanização na assistência em saúde é um vertente que vem crescendo no contexto da saúde em geral, contudo, o fator mais evidente nas unidades de saúde, e veiculados pela mídia, são os pacientes queixando-se de maus tratos bem como de mau atendimento. Objetivo: Identificar na literatura a importância do atendimento humanizado nas unidades de urgência e emergência. Metodologia: Estudo bibliográfico de abordagem quantitativa, onde foram abordados os principais conceitos sobre humanização nas unidades de urgência e emergência, evidenciando uma assistência ao cliente de forma humanizada. A amostra foi composta por (10) artigos, produzidos entre os anos 2005 e 2014. A coleta de dados foi realizada a partir da busca, leitura e compreensão de publicações científicas nacionais dispostas no banco de dados eletrônico (Scielo, Bireme). Resultados e discussões: destaca-se o tema Humanização nas unidades de Urgência e Emergência, que apresenta-se em 60% das publicações analisadas. A região Centro-Oeste predomina em número de trabalhos, com 40% do total estudado. O ano que apresentou maior número de publicações foi 2009, com 40% do total. As pesquisas de campo predominaram, com 70% do total. Conclusão: A maioria dos estudos analisados apontam para a existência de um atendimento humanizado dentre os serviços de urgência e emergência, contudo, não se deve deixar de lado a importância da conscientização dos profissionais, em prestarem de forma efetiva o atendimento humanizado.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(FACER) - Poster