A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA COMO PROGRAMA INCENTIVADOR DA ESCOLHA DA CARREIRA DE DOCENTE/PESQUISADOR PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
Monitoria;, Carreira Docente;, Engenharia Mecânica e Civil;Resumo
A resolução nº 218, de 29 junho de 1973, descreve as dezoito atividades do engenheiro, dentre as quais a oitava atividade refere-se ao “ ensino, pesquisa e extensão” . O fomentar do ensino e pesquisa torna-se nosso objeto de pesquisa neste estudo. Em meio às diversas propostas de matrizes curriculares e atividades extracurriculares dos diversos programas de bacharelado que são oferecidos nas escolas de engenharia no Brasil, pode-se destacar o programa de monitoria/acadêmica com sendo um grande incentivador e potencializador do envolvimento dos discentes na escolha da futura carreira da docência. A carreira de docente/pesquisador em engenharia demanda o desenvolver de habilidades que vão além do domínio técnico de conceitos no campo das exatas, é requerido o saber contextualizado. Com o intuito de descobrir o quanto o programa de monitoria acadêmica contribui para a escolha da carreira de docente/pesquisador, foi desenvolvida uma pesquisa por meio de entrevistas, questionários, relatos de casos com discentes monitores e/ou participantes dos programas de monitorias acadêmicas, e docentes dos cursos de bacharelado em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil do Centro Universitário-UniEvangélica. A luz das literaturas acadêmicas, resoluções e documentos oficiais governamentais foram analisados os dados coletados entre os períodos de 2013/1 a 2015/2. Espera-se obter, por intermédio deste estudo, a mensuração do quão importante à monitoria é para o desenvolvimento da pratica docente que exige do profissional da docência o desenvolver das habilidades específicas que extrapolam as intrínsecas aos cursos de engenharia.