MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: CENÁRIO ECONÔMICO 2015 NO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
: Movimento Empresa Júnior, Cenário Econômico no Distrito FederalResumo
Após 10 anos sem pesquisas sobre a atuação de Empresas Júnior (EJ) no Distrito Federal, este trabalho é um retrato da atuação das Empresas Júnior perante o atual cenário econômico. A pesquisa foi realizada com os presidentes das Empresas Júnior através de formulário online com perguntas descritivas e objetivas, entre os meses de Agosto e Setembro. O resultado da pesquisa indica queda no número de clientes em 2015 em comparação aos 2 últimos anos anteriores. Em ambas as EJ o índice de satisfação sobre os serviços de consultoria prestado é de 80%. Somente em uma EJ houve o retorno de 2 clientes. E o maior problema relatado pelos presidentes das EJ foi a falta de participação de professores, falta de interesse dos alunos nos projetos de consultoria e falta de apoio da universidade. Todas as Empresas Júnior se mostraram satisfeitas sobre a pesquisa e o apoio prestado através do Censo & Identidade realizado pelo Movimento Brasil Júnior. Entre as várias possibilidades, a Empresa Júnior, surge como alternativa viável e criativa, e de forte impacto, tanto na área de extensão, como da formação e pesquisa para qualificação profissional. Apesar do Cenário Econômico desfavorável as Empresas Júnior mostram posição privilegiadas em relação ao valores cobrados e interesses dos clientes.