DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Weyber Rodrigues de Souza

Palavras-chave:

Teatro, Gênero, Formação de Professores

Resumo

O Teatro, como uma manifestação cultural, social e política, pode contribuir significativamente para um ensino crítico, libertador e isento de opressão. E refletir sobre sua atuação na escola, rumo ao rompimento de pensamentos e conceitos rotulados a respeito das relações de gênero, nos coloca diante de um grande desafio. Digo desafio porque nem todos/as que trabalham diretamente com a educação básica tiveram, durante sua formação acadêmica, um preparo teórico-conceitual para trabalhar com essas questões em sala de aula. Pensando nisso, o referido trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões sobre a existência de disciplinas ligadas às questões de gênero e diversidade na escola em cursos de graduação em Artes Cênicas entre anos de 2005 à 2015. Como procedimento metodológico, utilizou-se ementas e grades curriculares presentes em projetos político-pedagógicos de cursos de graduação em Artes Cênicas de vinte e três instituições de ensino superior. Tal tarefa se faz necessária para afirmar que a ausência de disciplinas ligadas às questões de gênero e diversidade na escola na formação acadêmica em Artes Cênicas dificulta o bom direcionamento do aluno/a para o exercício da cidadania.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Comunicação Oral