PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE FAB LAB PÚBLICO NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GOIÁS-BRASIL

  • Matheus José de Carvalho Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.
  • Natasha Sophie Pereira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA http://orcid.org/0000-0002-3831-3462
  • Antônio Alves de Carvalho Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.; Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Palavras-chave: Fab Lab, Laboratórios de fabricação, Anápolis-GO, Inovação

Resumo

O trabalho apresenta dois panoramas, no primeiro, é discorrido sobre a cidade de Anápolis-GO, seu polo industrial e universitário, a segunda frente de trabalho é sobre os laboratórios de fabricação criados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ideia batizada como Fab Lab. Hoje o Fab Lab representa uma rede mundial de laboratórios de fabricação espalhados pelo mundo e Anápolis-GO está entre as principais cidades do Estado de Goiás em formar profissionais e pela geração de empregos. A partir da observação da cidade de Anápolis-GO, caracterizada como polo industrial e universitário, e sua carência de espaços dedicados ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, iniciações científicas e popularização da ciência disponibilizados ao público geral, este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de implantação de laboratório público modelo Fab Lab e propor sua implementação na cidade de Anápolis-GO, levando em consideração as características políticas, jurídicas, econômicas e técnicas para sua implantação. O trabalho foi redigido a partir de revisões bibliográficas, visitas à Fab Labs próximos a cidade de Anápolis-GO e envio de questionários aos Fab Labs públicos instalados no Brasil. Espera-se, ao final deste trabalho, que seja construída uma proposta para criação de um Laboratório Público modelo Fab Lab. Espera-se, ainda, produzir um artigo proveniente das pesquisas, e publicá-lo em um periódico científico.

Biografia do Autor

Natasha Sophie Pereira, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. Coordenadora do Portal de Periódicos Eletrônicos da UniEVANGÉLICA. Docente no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.

Publicado
2019-01-04
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias