Bobina de Tesla

Fundamentos dos Circuitos Ressonadores LC

  • Eduardo Henrique Elias Centro Universitário de Anápolis
  • Lucas Batista
  • Natan Araújo
  • Ronair Michel
  • Rosemberg Fortes
Palavras-chave: Palavras-Chave: Transformador Ressonante. Circuitos LC. Frequência de Ressonância.

Resumo

O grande amante dos fenômenos elétricos, Nikola Tesla foi um grande cientista que revolucionou o mundo da eletricidade com diversos aparatos e conhecimentos. Chamado por muitos de cientista louco ou até mesmo um ser de outro mundo, o desenvolvimento de suas ideias penduram até hoje com a corrente alternada e o mundo das telecomunicações, e no tocante a essa, um de seus maiores artefatos foi a Bobina de Tesla, que consiste em um transformador de alta tensão que trabalha com o princípio dos circuitos ressonantes. Este trabalho visou o estudo e a demonstração prática por meio da construção de um protótipo apresentado na IV Semana de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário de Anápolis, tendo como objetivo o desenvolvimento da Bobina de Tesla e do estudo empírico-teórico de seus princípios físicos, como os circuitos LC, ruptura dielétrica do ar e produção do campo eletromagnético. Para sua concepção, foi utilizado fio awg 27, para fazer a bobina secundária; capacitores de 47nf para produção do banco de capacitores; motor de batedeira, para construção do centelhador rotativo; transformador de alta tensão de 12 KV; cabo 6 mm encapado para fazer as conexões; cabo flexível de 2,5mm para a bobina primária; tubo de alumínio de aquecedor a gás, para o desenvolvimento do toroide; disjuntor de segurança e suportes, para montagem e sustentação da Bobina de Tesla. Para a sintonia, osciloscópio e gerador de funções. Os resultados obtidos foram a elevação da tensão pelo conjunto de bobinas, causada pela frequência de ressonância de 109,39 KHz, também a formação do arco elétrico de tamanho aproximado de 20 cm e por último a formação do campo eletromagnético com raio de 3 m. Com isso, o funcionamento de uma bobina de tesla está ligado a vários princípios, o mais considerado é os circuitos ressonantes, no qual possibilitou a transformação da energia por meio da frequência de ressonância .   

 

Referências

[1] HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. Volume 3. 8ª edição. Editora LTC, 2009.
[2] SADIKU, Matthew N. O. Elementos de eletromagnetismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. viii, 687 p. : ISBN 9788536302751 – Página 352 7.
[3] Carlos Eduardo Laburú, S. d.–U.–P. (1 de abril de 1991). A CONSTRUÇÃO DE UMA BOBINA DE TESLA PARA USO EM DEMONSTRAÇÕES NA SALA DE AULA*. Acesso em 27 de 05 de 2018, disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/10008/14550
[4] Jr, A. J. (15 de julho de 1999). BOBINA DE TESLA: DOS CIRCUITOS RESSONANTES LC AOS PRINCÍPIOS DAS TELECOMUNICAÇÕES. Acesso em 27 de 05 de 2018, disponível em http://sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22_69.pdfl
Publicado
2019-01-04
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias