ANÁLISE DE BANCADA DE TURBINA PELTON – CURVA CARACTERÍSTICA DO SISTEMA

  • André Pereira da Silva Unievangélica
  • Juliano Lemos Navarro Unievangélica
  • Leandro Francielle da Silva Unievangélica
  • Leonardo Almeida Lopes Unievangélica
  • Roberto Caparelli Marçal Unievangélica
Palavras-chave: Bomba centrífuga. Transferência. Pressão.

Resumo

A bomba centrífuga é o equipamento mais usual para transferência de líquidos, desde aplicações domésticas, até inúmeros processos envolvendo bombeamento a altas vazões na atividade industrial. Seu funcionamento parte da conversão de energia cinética de rotação para a energia hidrodinâmica do fluxo de fluido, de modo que tal mecanismo apresenta uma relação com o sistema através da curva características de ambos os elemento, cujo determina a melhor relação entre vazão e altura manométrica para o conjunto. O objetivo do trabalho apresentado é realizar um estudo experimental através da análise de uma bancada de turbina Pelton, na qual será verificado a pressão a vácuo (entrada), pressão de saída e vazão volumétrica variando a frequência e rotação do motor a cada 10 Hz. O fluido utilizado será a água, para que posteriormente seja construído a curva característica do sistema relacionando a altura manométrica calculada através das pressões e a vazão volumétrica medida durante o experimento, com o intuito de observar como se comporta tal relação em um sistema de bombeamento que a princípio é bastante usual. Deste modo, o resultado obtido foi a medida da vazão volumétrica experimental e o cálculo da altura manométrica, sendo assim possível determinar a construção de um gráfico que representa a curva característica do sistema, cujo ambas grandezas apresentam uma relação proporcionalidade.

Referências

MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e instalações de bombeamento. In: Bombas e instalações de bombeamento. Guanabara, 1987.
SANTOS, Sergio Lopes dos. Bombas e instalações hidráulicas. São Paulo: LCTE Editora, p. 27-33, 2007.
FERRO, Taglia. APOSTILA DE BOMBAS HIDRÁULICAS. Disponível em http://www.dequi.eel.usp.br/~tagliaferro/Apostila_de_Bombas.pdf .
DE MATTOS, EDSON E.; DE FALCO, REINALDO. Bombas Industriais, 2ª. Ed Rio de Janeiro, Editora Interciência, 1998.
Publicado
2019-01-18
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias