A Aplicação de capacitores na ondulatória

  • André Matos Decaris Unievangélica
  • Antonio Lourenço Pereira Junior
  • Carlos Henrique Pereira Lobo
  • Kaio Felipy Silva Rodrigues
  • Lucas Gonçalves de Sousa

Resumo

Resumo:

O trabalho tem como objetivo integrar conceitos sobre capacitores e a ondulatória a fim de desenvolver o experimento das fontes sonoras –visualização de uma onda mecânica-. A metodologia desse experimento engloba os conceitos básicos sobre capacitores submetidos a uma tensão ajustável por um potenciômetro com o equipamento gerador de ondas, conectado a dois alto falantes que são posicionados próximos de uma haste oca e transparente com um pó, é possível visualizar as ondas mecânicas geradas, com 60 hertz, por exemplo. Essa variação permite visualizar os períodos e amplitudes da onda gerada, que pode ser alterada manualmente com o potenciômetro. O emblema teórico para tornar manipulável essa onda ocorre devido a utilização dos capacitores, armazenando carga elétrica e descarregando. Assim, a carga e descanga periódica do capacitor nos momentos de variação da corrente elétrica é possível demonstrar a polarização de cargas elétricas entre duas placas metálicas separados por um dipolo -capacitor- e transforma-las em períodos de variação sonora. Assim, conclui-se que os princípios que norteiam a ondulatória e seu estudo, estão relacionadas as análises de experimentos como esse, no qual possibilitam visualizar as propriedades de uma onda mecânica com uma das aplicações práticas dos capacitores.

 

Palavras-Chave: Conceitos. Capacitores. Ondulatória.

 

 

 

Referências

Duff, Wilmer (1908–1916). A Text-Book of Physics (4th ed.). Philadelphia: P. Blakiston's Son & Co. p. 361. Retrieved 1 December 2016.

Bird, John (2010). Electrical and Electronic Principles and Technology. Routledge. pp. 63–76. ISBN 9780080890562. Retrieved 2013-03-17.

Floyd, Thomas (1984–2005). Electronic Devices (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. p. 10. ISBN 0-13-127827-4.

Benjamin, Park (1895). A History of Electricity: (The Intellectual Rise in Electricity) from Antiquity to the Days of Benjamin Franklin. J. Wiley & Sons. pp. 522–524.

Publicado
2019-01-18
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias