ANÁLISE DA MANUFATURA DE LIGA DE Al5%Cu PELO PROCESSO DE METALURGIA DO PÓ

  • André Pereira da Silva Unievangélica
  • Felipe Antônio Viana de Araújo Unievangélica
  • Gabriel Aires Honorato Unievangélica
  • Juliano Lemos Navarro Unievangélica
  • Leonardo Almeida Lopes Unievangélica
  • Sérgio Mateus Brandão Unievangélica
Palavras-chave: Processo Metalúrgico. Compactação. Sinterização.

Resumo

A Metalurgia do Pó é o processo metalúrgico de fabricação de peças metálicas, não metálicas e cerâmicas, na qual se diferencia dos processos metalúrgicos convencionais na fabricação de peças sem a necessidade de atingir o ponto de fusão do material. As etapas do processo se resumem a fabricação da matriz, mistura do pó, compactação por compressão e sinterização. É um método aplicado em vários setores do ramo industrial, principalmente o automobilístico para a fabricação de peças pequenas com alto acabamento superficial e com propriedades mecânicas satisfatórias para tal setor. O Objetivo do trabalho é realizar o estudo de corpos de provas de Al5%Cu obtidos pelo processo metalurgia do pó, buscando compreender como suas etapas funcionam e como fatores de compressão e tempo de mistura influenciam no produto final, verificando sempre a microestrutura da liga, dureza e a densidade do material. O processo experimental partiu da separação do pó para cada linha de pesquisa e feita a mistura de tal em tempos de trinta minutos, uma hora e duas horas. Nesse sentido, foi feita a compactação em 2 e 3tf (toneladas forças), para então a sinterização a 600ºC por uma hora. A caracterização das amostras foi realizada por testes de durezas, estudos metalográficos e cálculos de densidades. Os resultados comprovam que a mistura de uma hora apresentou uma melhor relação de custo, tempo e propriedades mecânicas satisfatórias, cujo apresenta uma melhor homogeneidade no composto em relação a mistura de trinta minutos e uma densidade mais próxima do metal base, Alumínio.

Referências

CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do pó. Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2001.
GOMES DE BRITO, F.; MEDEIROS, Katarine F.; MAGNER LOURENÇO, Jorge. Um estudo teórico sobre a sinterização na metalurgia do pó. Holos, v. 3, 2007.
SALGADO, Lúcio et al. Processamento da liga Ferro-Níquel-Cobre-Molibdênio por moagem de alta energia. Seminário para tese de Dotourado, Instituto de Pesquisa Energéticas Nucleares, São Paulo–SP, 2002.
SANDEROW, H. Management & Engineering Technologies. Powder Metallurgy Methods and Design. ASM Metals Handbook v7-Powder Metal Technologies and Applications. ASM International,, p. 23-24, 1998.
PIECZONKA, T. et al. Sintering behaviour of aluminium in different atmospheres. In: Proceedings of the Conference ‘Sintering’0. 2005. p. 331-334.
Publicado
2019-01-17
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias