CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DOS GASES R600A, R22 E R134A

  • João Vitor Carcute Gonçalves Alves Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Gabriel Aires Honorato
  • Victor Edson Neto de Araujo Pericoli
Palavras-chave: Fluidos Refrigerantes; Isobutano; Clorodifluormetano; Tetrafluoretano.

Resumo

As máquinas refrigerantes são equipamentos utilizados tanto na indústria quanto em ambientes domésticos, sua função é refrigerar ou manter frio um determinado espaço, na área da engenharia há uma gama de pesquisas a respeito da construção de tais equipamentos, mas um déficit quando se trata dos fluídos que são usados nos mesmo, relacionar o comportamento e o rendimento de alguns dos mais comuns fluidos refrigerantes usados na indústria para desenvolvimento destas máquina é de extrema importância para a redução dos gastos econômicos, levando sempre em consideração os danos que estes fluídos causam ao meio ambiente e o risco que podem causar para acidentes com terceiros. Um sistema de refrigeração pode ser dividido em cinco etapas: o compressor, o condensador, o filtro secador, o elemento de controle e o evaporador.  Em cada um deles os fluídos possuem um comportamento de características semelhantes, porém propriedades distintas, o detalhamento de tais propriedades define o uso e aplicabilidade mais rentável para sistemas de grande, médio ou pequeno porte. Outro importante quesito é o cumprimento das normas técnicas de segurança existentes que previnem o uso controlado de tais fluídos, um exemplo é a norma ASHRAE n° 34 (ISO 817) que indica o nível de toxidade (A ou B, do menor ao maior) à exposição prolongada e nível de flamabilidade (1, 2, 2L e 3, do menor ao maior), além da resolução n° 420, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Referências

[1] Castellan, Gilbert William 1924. Fundamentos da Físico-Química; tradução Cristina Maria Pereira dos Santos, Roberto de Barros Faria. – Rio de Janeiro: LTC, 1986.
[2] Embraco.com [homepage on the Internet]. Joinville(SC): Empresa de Refrigeradores, Inc.; 108.162.212.110. Available from: http://embraco.com/Default.aspx?tabid=127.
[3] Unpublished Observations Univasf Available From: http://www.univasf.edu.br/~castro.silva/disciplinas/REFRIG/REFRIGERANTES.pdf.
[4] Informativo Técnico da Embraco - Isobutano como refrigerante em sistemas Herméticos de refrigeração. França, Fernando. Controle Térmico de Ambientes. DE-FEM; Unicamp.
[5] Ficha de dados de segurança para Clorodifluormetano (R 22).
[6] Ficha de Informação de Produto Químico: Clorodifluormetano.
[7] Ficha de Dados de Segurança 1,1,1,2-Tetrafluoretano (R 134a).
[8] Salvador Escoda S.A. Catálogo Técnico Gás Refrigerante R134A.
[9] Anexo E (informativo): Informação Relativa aos Fluidos Frigorigéneos. Air-Liquide.com.br [homepage on the internet]. São Paulo. Available From: http://encyclopedia.airliquide.com/encyclopedia.asp?
[10] Clube-da-Refrigeração.com.br [homepage on the Internet]. São Paulo [update 2013]. Available from: http://www.clubedarefrigeracao.com.br/downloads/condensador.
[11] Clube-da-Refrigeração.com.br [homepage on the Internet]. São Paulo [update 2013]. Available from: http://www.clubedarefrigeracao.com.br/downloads/os-segredos-dos-compressores.
[12] Gama-Gases.com.br [homepage on the Internet]. São Bernardo do Campo (SP): Empresa de fornecimento de gases especiais, medicinais e industriais. Available From: http://www.gamagases.com.br/propriedades_isobutano.htm.
[13] Cameo-Chemicals.noaa.gov [homepage on the Internet]. Available From: https://cameochemicals.noaa.gov/.
[14] Standard 15 - 2016 (packaged witch Standard 34-2016) - Safety Standard for Refrigeration Systems and Designation and Classification of Refrigerants (ANSI Approved), ASHRAE.
Publicado
2019-01-18
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias