RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO – NOVAFARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

  • Ueliton Cleiton Oliveira UniEvangelica - Engenharia Mecânica
  • Márcio José Dias
  • Clodoaldo Valverde
Palavras-chave: HVAC. Qualificação. Sala Limpa.

Resumo

Resumo (ou Abstract, ou Resumen):

A Novafarma Indústria farmacêutica se destaca por sua especialidade na produção de medicamentos injetáveis no Brasil. Possui um amplo portfólio na produção de pós para solução injetável onde se incluem anti-infecciosos, anti-inflamatórios e antialérgicos. Na produção de injetáveis embalados em ampolas tem destaque os antibióticos, anestésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, antieméticos e estimulantes cardíacos.

Este trabalho teve como objetivos relatar as experiências vivenciadas durante a realização do estágio supervisionado obrigatório, realizado no setor de Projetos, Validação e Melhoria Continua da Novafarma. A carga horária das atividades do estágio foi de 300 horas/aulas, e foram desenvolvidas sob a supervisão do professor Márcio José Dias, representando a instituição de Ensino UniEvangélica e do Engenheiro Ferdinando Cardoso, representando a empresa, sempre acontecendo no período matutino perfazendo 6 horas diárias.

As atividades foram desenvolvidas em todos os setores produtivos e utilidades da Novafarma onde, conforme orientações prescritas foram realizadas organizações nas documentações, envolvidas no processo de calibração periódica que teve por finalidade facilitar o acompanhamento de entrada e saída de instrumentos e/ou equipamentos para conserto ou calibração.

Foram realizados acompanhamentos a terceirizados que executaram a qualificação periódica ou requalificação do sistema de ar condicionado onde se verifica a eficiência e distribuição do ar grau farmacêutico, luminosidade, ruídos, umidade, contagem de partículas, teste de fumaça (este teste é filmado, e serve para visualizar o fluxo de ar) além da qualificação de gases utilizados nos processos (Nitrogênio, Oxigênio e Ar Comprimido).

Montagem e revisão de protocolos de qualificações, adendos e relatórios finais do sistema HVAC.

Projeto e execução de pulmão de fumaça para realização do teste de visualização de fluxo de ar em sistema com fluxo unidirecional.

Como resultados esperados, conforme foi se obtendo maiores conhecimentos práticos, tornou-se possível identificar e aplicar melhorias no tempo de finalização dos protocolos das qualificações/requalificações das áreas além de melhorias no processo do teste de visualização do fluxo de ar.

Publicado
2019-01-18
Seção
III SINACEN - Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias